Publicada em: 20/07/2012
Grupo de Monitoramento Permanente atua sobre o destino do óleo lubrificante usado
A Câmara de Vereadores da cidade de Itabaiana/Sergipe, sediou no último dia 17, uma Oficina de Capacitação desenvolvida pelos integrantes do Grupo de Monitoramento Permanente (GMP) da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA 362/2005, que trata da destinação adequada dos óleos lubrificantes pós-consumo.
O encontro deu ênfase ao sistema de logística reversa envolvendo os óleos lubrificantes usados ou contaminados (OLUC) gerados no estado do Sergipe, tendo os representantes dos diversos setores discutido o empenho das autoridades locais com vistas ao atingimento da meta de coleta fixada para a região Nordeste e os preparativos do Estado para cumprir, em 2012, as novas metas fixadas pela Portaria Interministerial MMA/MME 59/2012, elevadas em cerca de 10,0% em relação a 2011.
A destinação adequada dos óleos lubrificantes usados ao setor de Rerrefino, notável exemplo de sustentabilidade, muito mais do que representar o cumprimento da rígida legislação ambiental, significa importante decisão de governo, pois, reduz a importação de petróleo leve, utilizado pelas refinarias para produção de óleo básico de petróleo além do desenvolvimento econômico sustentável, recolhimento de impostos e, traz benefícios à saúde e ao meio ambiente.
Durante o encontro estiveram presente o Secretário Estadual do Meio Ambiente do Sergipe, Dr. Genival Nunes da Silva, o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Itabaiana, José Luiz Bispo, Prefeitos de algumas cidades Sergipanas, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e técnicos ligados ao Ibama, SEPES, ADEMA e SEMA.
As ações foram desenvolvidas pelas Entidades do Setor Produtivo, SINDICOM, SINDILUB, SIMEPETRO e SINDIRREFINO e, atuante participação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente - ABEMA, e Associação Brasileira de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, ANAMMA.
O GMP atua na implementação da Resolução 362/05, que disciplina a prática correta da destinação do óleo lubrificante usado ou contaminado. A Resolução determina que o resíduo "deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos".
Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o GMP é constituído por representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil.
Data: 17/07/2012
Hora: 00:00 - 00:00
Local: Itabaiana/SE
Vagas: 0